Esta formação pretende capacitar os profissionais de saúde para uma correta prescrição, dispensa e aconselhamento ao doente no âmbito da toma de novos anticoagulantes orais (NACOs). Para cada NACO será analisado: indicação terapêutica, posologia e modo de administração, mecanismo de ação, propriedades farmacocinéticas, principais interações, vantagens e desvantagens e outros aspetos importantes para a gestão da terapêutica.
Justificação da atividade
A utilização de anticoagulantes orais é cada vez mais frequente. Estes medicamentos são largamente utilizados em ambulatório, para um número cada vez maior de diferentes indicações. A sua utilização é essencial para tratar e prevenir problemas de saúde que colocam em risco a vida do doente. Os novos anticoagulantes orais apresentam um mecanismo de ação e propriedades que os tornam diferentes dos anteriores e que lhes conferem algumas vantagens únicas. No entanto, estes medicamentos podem apresentar riscos graves quando não corretamente prescritos ou utilizados. Neste contexto, é essencial manter os profissionais de saúde informados e atualizados, para um conhecimento detalhado e sólido que promova uma prescrição, dispensa e aconselhamento corretos e seguros.
Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde para uma correta identificação e correta prescrição, dispensa e aconselhamento ao doente no âmbito da toma de novos anticoagulantes orais.
Público-alvo: profissionais de saúde envolvidos na prescrição, dispensa e acompanhamento da terapêutica com anticoagulantes orais.
Programa (10 Horas):
Parte I - Os novos anticoagulantes orais
1. Fármacos
2. Indicações terapêuticas
3. Posologia e modo de administração
4. Mecanismo de ação
4a. Cascata de Coagulação
5. Propriedades farmacocinéticas
6. Vantagens e desvantagens
Parte II - Interações dos Novos Anticoagulantes Orais
1. Considerações gerais
2. Interações com medicamentos
3. Interações com alimentos
4. Interações com plantas medicinais e suplementos
Parte III - Papel do farmacêutico
1. Apoio ao prescritor
1.1. Apoio na seleção do fármaco
1.2. Switch de anticoagulantes
1.3. Gestão no pré e pós-operatório
1.4. Gestão de complicações hemorrágicas
2. Apoio ao doente
2.1. Acompanhamento do doente
2.2. Adesão à terapêutica
2.3. Informação sobre medicamentos
Modalidade de formação: e-learning
Duração da formação: 10 horas
Certificado e atribuição de créditos: 1.05 CDP (Ordem dos Farmacêuticos)
Prazo de conclusão da formação: 4 meses após o início
- Professor: Formação serFarma